segunda-feira, 30 de maio de 2011

(2011c) A Escola Austríaca de Economia e a Gestão de Investimentos

Texto gratuito publicado para a consultoria Clube de Vienna. É basicamente uma reiteração da posição de Hoppe sobre a eficácia da Escola Austríaca na compreensão do mercado.

Versão em Português: http://www.clubedevienna.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=815:a-escola-austriaca-de-economia-e-a-gestao-de-investimentos&catid=94:frontpage

4 comentários:

  1. Ei, eu pensava que era um dos únicos left-lib do brasil. Na verdade, eu não esperava encontrar outro. Descobri você por um comentário no artigo Pq a monarquia é sup.. do Hoppe. Quantos mais conhecem o libertarianismo de esquerda (de acordo com a concepção americana, claro) por aqui? Estou precisando seriamente saber disso. Ao pesquisar no orkut, vi uns trinta, se é que eles sabem do que se trata as comunidades que entraram. Eu já leio o textos libertários à uns 3 anos, desde os meus 16. Atualmente estou mais para mutualista, a la Kelvin Carson, mas conheço Konkin, e li muitos textos austríacos. Você mora aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Sim. Há vários left-lib no Brasil. Só não há um veículo de publicação de ideias organizado.

    De uns tempos pra cá eu ando acompanhando menos o movimento left-lib, por duas razões.

    1 - O pessoal fica falando sempre a mesma coisa (as corporações são ajudadas pelo estado, que há formas "voluntárias" de opressão que colaboram com uma mentalidade e cultura estatsita e com pedidos de intervenção) mas fornecem poucas análises empíricas.

    2 - Começam a descambar para o politicamente correto, que é um dos pilares do estatismo atual.

    Porém, em termos gerais, eu compartilho diversas opiniões [b]políticas[/b] de caras como Roderick Long, Kevin Carson, Sam Konkin e Sheldon Richman, Em termos econômicos, sou um Austríaco.

    ResponderExcluir
  3. Rafael, você também é contra a existência de relações empregatícias?

    ResponderExcluir
  4. Óbvio que não. Nem mesmo os mutualistas contemporâneos são, vide o Kevin Carson.

    Como libertário, apenas me oponho a iniciação de agressão física (ou ameaça de agressão) contra a pessoa e a propriedade legítimamente adquirida.

    O ponto dos left-libs é que o governo cria forçosamente um cenário no qual o mercado de trabalho fica excessivamente povoado, pressionando salários artificialmente para baixo e aumentando artificialmente o nível de hierarquização das firmas. Recomendo o "Organization Theory" e o "Studies on Mutualist Political Economy" do Kevin Carson sobre esses assuntos específicos. Ele possui bons insights, mesmo que sua lógica econômica seja deficiente (apenas marginalmente "Austríaca").

    ResponderExcluir